Manaus, História e Atualidades

quarta-feira, 3 de janeiro de 2007

Zoológico - CIGS


Histórico do Zoológico

_____O Centro de Pesquisas da Fauna e da Flora da Amazônia – “Zoológico do CIGS – 1967” (CPFFAM) faz parte da Divisão de Veterinária do CIGS. Foi construído a partir de 1967, visando fornecer conhecimentos técnicos sobre animais selvagens necessários aos Cursos de Operações na Selva em suas diversas categorias, já tendo funcionado desde o primeiro curso, então ministrado pela equipe do Cel Teixeira, fundador e 1º Comandante do CIGS.

_____Aberto ao público dois anos após a sua criação, quando ainda era regulado pelo extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal, sofreu pequenas modificações em sua estrutura básica para receber visitantes civis, as quais perduraram até os anos 90. Em 1994, um grupo liderado pelo então Comandante do CIGS, traçou os planos do que viria a ser o Centro de Pesquisas da Fauna e da Flora da Amazônia, o qual teve o seu canteiro de obras instalado a partir de 1996. Em um esforço conjunto do Fundo do Exército, da Superintendência da Zona Franca de Manaus, do Governo do Amazonas e da Prefeitura de Manaus, o CPFFAM foi inaugurado em 04 de junho de 1999, quando passou a contar com recintos adequados aos animais, dentro dos padrões especificados pelo IBAMA, além de oferecer ao público visitante um passeio turístico de extrema beleza aliada à segurança geral.

_____A partir daí, os diversos setores foram sendo implementados: a área administrativa da Divisão de Veterinária passou a contar com câmara frigorífica de congelamento (2000), aparelho de raio-X (2003), complexo hospitalar completo – sala de cirurgia com aparelho de anestesia inalatória, mesa pantográfica, monitor cardíaco e bisturi eletrônico – complexo de diagnóstico por imagem - complexo de nutrição animal – câmaras frigoríficas de congelamento e resfriamento automatizado, depósito de gêneros e biotério – laboratório com estufa bacteriológica digital, deionizador, destilador, autoclave, balança digital e refratômetro (2004/2005), complementando o trabalho pioneiro iniciado em 1967.

_____O Zoológico do CIGS presta serviços gratuitos à cidade de Manaus e toda a região metropolitana, que vão desde visitações de escolas particulares e da rede pública, onde os alunos aprendem sobre a importância da preservação do meio ambiente e têm contato com elementos da fauna e flora amazônicas, até a recuperação de animais silvestres em cooperação com o IBAMA-AM. Trabalha ainda com um projeto de desenvolvimento sustentável na área do Campo de Instrução do CIGS (CICIGS) denominado “PROJETO JATAINÁ”.


Os horários para visita ao Zoológico do CIGS são os seguintes:

- De terça-feira a domingo: Das 09:00 às 16:30 horas

- Segunda-feira: fechado para manutenção

Preços de ingresso:

Escolas e instituições interessadas na visitação podem entrar em contato com a Seção de Comunicação Social do CIGS para agendamento, pelo telefone: 0XX92 2125-6464.


Fonte:www.cigs.com.br

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Início